Acerca de duzentos e vinte cinco milhões de anos, apareceu um novo grupo de répteis na Terra. Como todos os répteis, tem a pele impermeável e com escamas e que nascem de um ovo. Estes chamavam-se dinossauros. Durante os seguintes cento e sessenta milhões de anos reinaram a Terra, antes de se finalmente extinguirem.
Esta extinção ocorreu há sessenta e cinco milhões de anos atrás, quando não só dinossauros, mas também outros tipos de criaturas desapareceram para sempre, nomeadamente os répteis marinhos e aéreos. Existem muitas teorias para esta extinção mas ninguém sabe ao certo o que aconteceu…
Actualmente, a teoria aceite é a teoria do asteróide, que defende que um asteróide atingiu a Terra (acha-se que atingiu o México, na Península de Iucatão, devido a uma cratera que foi encontrada com duzentos quilómetros de diâmetro). O impacto resultou numa nuvem de pó que circulou o globo, tapando a luz solar da Terra, trazendo tempo frio e tempestades. Como consequência disto, os dinossauros foram gradualmente, ao longo de um período de vários milhões de anos, extinguindo-se.
Ainda existe a teoria dos vulcões, que defende a existência de múltiplos vulcões na Índia, o que libertou enormes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera, causando um sobreaquecimento, chuva ácida e destruição do ozono. Ambas as teorias são credíveis, mas ainda se está por descobrir qual a teoria correcta.
0 comentários:
Postar um comentário