Pages

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A descoberta dos Dinossauros (parte 3)

Grandes quantidades de restos de dinossauros- inclusive de evidencias não-esqueletais como pegadas- foram encontradas pelas escavações feitas na Grande Planicie Central da América do Norte. Nas pradarias da região central de Alberta encontraram-se muitos restos de dinossauros, inclusive cerca de 500 esqueletos completos. Na década de 20, expedições descobriram ossos de dinossauros no deserto de Gobí, na Ásia central. Na década de 40, uma expedição sovíetica na Mongólia descobriu um esqueleto de dinossauro com cerca de 12 metros de comprimento.






Tirada De: Publicada e impressa quinzenalmente pela Sociedade Torre de Vigia de Biblias e Tratados.

Dinossauros





quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dentre todas as formas de vida agora extintas, os dinossauros talvez tenham sido as que mais estimularam e imaginação dos humanos.Muitas vezes imagina-se os dinossauros como tenho sido enormes e aterrorizantes. Quando o nome foi cunhado á base de palavras gregas que significam "Lagartos terriveis", imaginava-se que eles fossem temivelmente grandes, porque os fosseis de dinossauros então conhecidos eram enormes.
Alguns tipos de dinossauros eram gigantescos e deveras pareciam temiveis, provavelmente pesando mais de 10 vezes mais que um elefante africano. No entanto, no decorrer das décadas, os paleontólicos encontraram, por escavação, ossos de muitos dinossauros bem menores. Alguns são do tamanho duma mula, e alguns não são muitos maiores do que uma galinha!



Pedido para postar por: Denise


  • Saurus = lagarto ou réptil (usado para indicar que o animal é um réptil, como o Stegosaurus, Lagarto Telhado)




  • Gnathus= mandíbula ( Compsognathus, Mandíbula Bonita)




  • Ceratops= rosto ou face (usado para indicar características específicas na face de uma nimal, Triceratops, Rosto com 3 Chifres)




  • Lopho/Lophus = crista (usado em animais que tem crista, como o Parasaurolophus, Lagarto com Cristas Pararelas ou Paralelo ao Saurolophus)




  • Di= 2 (dois) ou duplo (geralmente usado para indicar que um animal tem algo em par, como o Dilophosaurus, lagarto com duas cristas)




  • Tri = 3 (três) ou triplo (geralmente usado para indicar que um animal tem uma característica triplicada, como o Triceratops, rosto com 3 chifres)




  • Micro = significa pequeno (geralmente usado em animais pequenos como Microraptor, pequeno raptor)




  • Titan = Grande ou titânico (usado para animais grandes como Titanosaurus, Réptil Titânico)




  • Cephalo = cabeça (usado em animais com características marcantes na cabeça como o Pachycephalosaurus)




  • Pro = anterior a alguém ou alguma coisa (Proceratosaurus, significa anterior ao Ceratosaurus)




  • Don/donte = dente (Usado para indicar alguma característica dos dentes, como no Iguanodon, Dente de Iguana)




  • Para = Paralelo (Parasaurolophus, lagarto com cristas paralelas ou paralelo ao Saurolophus)




  • Ptero= asa (para répteis voadores como os Pterossauros, como o Pteranodon, Asa com Dente)




  • Suchus/Sucho = crocodilo (Deinosuchus, Crocodilo Terrível - Suchomimus, Imitador de Crocodilo)
  • o clima era quente e chuvoso.Existiam árvores com folhas espinhentas,muitas samambaias e arbustos que cresciam rente ao chão.Também tinha lagos e florestas, mas nada de cidades...nem gente!
    um tempão
    Dinossauros habitaram a Terra por quase 150 milhões de anos . Diferentes espécies viveram em épocas distintas.Eles surgiram há uns milhões de anos.


    Terra e mar

    O mundo tinha outra cara nessa época.Todo o solo era um único bloco, coom o mar em volta.Mas , durante milhões de anos , a terra foi se separando em partes, chamadas continentes.

    De onde vinham os bebês dinosssauros


    Eles saíam do ovo, que suas mamães botavam no chão. Elas faziam ninhos com folhas de samambaias.Alguns filhotes eram pequenos, mas fortes. Tanto , que conseguiam andar tão logo quebrassem a casca do ovo.
    cadê mamãe?

    Cientistas acharam pegadas de bebês dinossauros deixadas na lama que , em milhõe de anos, virou rocha.Por causa das pegadas ,sabemos que os dinos adultos caminhavam ao lado do rebanho e seus filhotes iam no meio, a salvo.

    Dino-dicas:ovos

    O maior ovo já chado era do tamanho de uma bola de futebol.
    Alguns dinos comiam ovos que roubavam de ninhos dos outros.


    Os dinoussauros eram espertos?

    Tão espertos quantos vários bichos atuais.Os cientistas concluíram que os grandes dinos inham a esperteza das cobras , largatos e sapos . E alguns dos menores podem ter sido tão inteligentes quanto os passaros -o que , para um animal,é ser meio-esperto.

    Dino-dicas:cérebro


    Muitos dinos tinham a cabeça grande, mas pouco cérebro.quase todo o espaço era pros músculos e ossos.
    O crânio do Alossauro tinha buracos bem grandes, pra não ficar muito pesado.

    A história dos dinossauros


    Acerca de duzentos e vinte cinco milhões de anos, apareceu um novo grupo de répteis na Terra. Como todos os répteis, tem a pele impermeável e com escamas e que nascem de um ovo. Estes chamavam-se dinossauros. Durante os seguintes cento e sessenta milhões de anos reinaram a Terra, antes de se finalmente extinguirem.
    Esta extinção ocorreu há sessenta e cinco milhões de anos atrás, quando não só dinossauros, mas também outros tipos de criaturas desapareceram para sempre, nomeadamente os répteis marinhos e aéreos. Existem muitas teorias para esta extinção mas ninguém sabe ao certo o que aconteceu…
    Actualmente, a teoria aceite é a teoria do asteróide, que defende que um asteróide atingiu a Terra (acha-se que atingiu o México, na Península de Iucatão, devido a uma cratera que foi encontrada com duzentos quilómetros de diâmetro). O impacto resultou numa nuvem de pó que circulou o globo, tapando a luz solar da Terra, trazendo tempo frio e tempestades. Como consequência disto, os dinossauros foram gradualmente, ao longo de um período de vários milhões de anos, extinguindo-se.
    Ainda existe a teoria dos vulcões, que defende a existência de múltiplos vulcões na Índia, o que libertou enormes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera, causando um sobreaquecimento, chuva ácida e destruição do ozono. Ambas as teorias são credíveis, mas ainda se está por descobrir qual a teoria correcta.

    A descoberta dos dinossauros

    Desde 1824, tem se encontrado, em todos os continentes, fosseis de dinossauros. Remanescentes em camadas de rocha sedimentar ou deixada pelas águas, os fosseis indicam que havia extraordinaria abundancia e variedade de tipos de dinossauros na época da historia da Terra chamada de Era dos Dinossauros. Em alguns deles moravam em terras secas, enquanto que outros viviam nos pântanos. Alguns, talvez, até mesmo vivessem na água, dum modo vem parecido ao hipopotamo da atualidade.
    <>
    Reino:Animalia
    Filo:Chordata
    Classe:Sauropsida
    Ordem:Ornithischia
    Família:Ankylosauridae
    Género:Ankylosaurus
    Espécie:Ankylosaurus magniventris

    Motivos por que eles existiram

    1º Os dinossauros (A descoberta):
    -Antes de 1824 o homem desconhecia os dinossauros. Naquele ano, os ossos de varios tipo de répteis fossilizados foram encontrados por escavações feitas na Inglaterra. O paleontólogo britanico Richard Owen chamou estes animais de Dinossauria, termo derivado de duas palavras gregas, "Deinós e sauros", que significam "lagarto terrivel". O nome continua em uso comum até os dias atuais, embora os dinossauros sejam répteis, e não lagartos.
    Desde 1824, tem-se encontrado, em todos os continentes, fósseis de dinossauro.



    Tirado da: Publicada e impressa quinzenalmente pela SOCIEDADE TORRE DE VIGIAS DE BIBLIAS E TRATADO.

    Por: Gabih Martins
     

    Copyright © Animais Pré-Históricos. Template created by Volverene from Templates Block
    lasik surgery new york and cpa website solutions
    WP theme by WP Themes Expert